quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

TRANSFORMANDO ARROZ VELHO EM "ARROZ DOIDO"


Este é sinistro!


Cara, pegue o arroz velho, aquele com cara de bunda que sobrou de anteontem e tá na geladeira ficando verde, então, pegue o cara e esquente normalmente, como se fosse uma delicia, sei que é dificil, mas vai por mim, faça isto!


Depois que ele estiver quente, frite bastante alho em uma frigideira a parte, bastante mesmo, não economiza não, frite e quando estiver dourado o alho jogue na panela de arroz cansado.


Pegue um pacotinho de batata palha e jogue também dentro do arroz, misture tudo. Você verá a diferença!


Esta é a fonteda juventude...

...nada se perde, tudo se transforma!

Feijão velho vira TUTÚ!


Sabe quando o feijão está fazendo aniversário na geladeira e ninguem aguenta mais comer o cara? Então, eu tenho a solução!


VAMOS TRANSFORMA-LO EM TUTÚ!


Todo mundo gosta e ainda tira uma onda de comida mineira!


Ponha água na panela, não é pra matar o cara afogado não, é só pra deixar ele meio aguado e dar mais caldo, e deixe ferver.


Depois com uma peneira, coe o cara retirando os caroços.


Bom, agora, pegue uma panela e frite uma colher de sopa de alho, quando estiver bem frito o alho coloque o caldo coado do feijão velho e deixe ferver, coloque um caldo Knor...pode ser sabor feijão, ou de galinha, de frango, tanto faz.


Agora que vem a parada, em um copo duplo, coloque meio copo de farinha e vai colocando água no copo até a farinha dissolver. Não coloque a farinha direto na panela com o caldo, se fizer isto ele vai ficar com umas bolotas de farinha, fica tosco.


Quando a farinha estiver com uma cara de passoca afogada, despeje de uma só vez no caldo, ainda no fogo baixo, e vai mexendo até virar uma lama. Quando ele estiver durinho, só apagar o fogo e comer.


Agora o feijão está novinho, novinho!


Que maravilha!

Purê de batata! Molinho!


Este é mole de fazer!


Seguinte, descasque as batatas e corte em rodelas, coloque elas em uma panela com água e um caldo Knor de carne ou frango...tanto faz...e coloque no fogo alto.



Quando as bichinas estiverem bem macias e cozidas (uns 20 min), retire do fogo, despeje a água e amasse com um soquete, caso não tenha aqueles amassadores de batatas, mas amasse bem, até não ficar nenhum pedacinho de batata inteiro.


Bom, depois disto coloque meia colher de manteiga ou margarina, e leite. Mas o seguinte, vai misturando e colocando leite até ficar com a textura que vc achar melhor, não coloca muito se não vira uma lama danada!


Volte com ela pro fogo, agora fogo baixo, e misture até ferver, prove e se não estiver bom de sal, coloque uma pitadinha.


Feito isto estará pronto o seu purê de batata, pode juntar com o bife de figado que postei mais abaixo e mandar bronca!


Meu deu fome!

Bife de Figado gostoso e macio existe?


Hum...pior que existe!


Muita gente não gosta do bife de figado por que sempre comeu ele mal preparado! É sim, como tenho dito:


"NÃO EXISTE COMIDA RUIM, EXISTE COMIDA MAL FEITA"


É sério!


Vamos tentar?


Faz o seguinte, compra uns bifes de figado já cortado em bide, é obvio, mas compra uns bem finos, porque quanto mais fino mais fácil o preparo.


Ele tem umas pelezinhas nas laterais, é bom arrangar esta bagaça, vai puxando que sai fácil. Tem uns nervinhos também na meiuca do bife, bom seria arrancar, mas se vc não quiser ter muito trabalho deixa lá mesmo.


Bom, depois que arrancamos a pele cansada, colocamos os bifes em um recipiente com os seguintes temperos:


alho


sal


leite


...Isto mesmo, pode meter leite no danado!


Deixe ele um tempo neste lance. Você pode temperar pela manhã e fazer na hora do almoço!


Quando for preparar pega uma frigideira e coloque um pouco de azeite, um pouco só, tipo uma colher de sopa, coloque em  fogo alto e jogue o bife de figado dentro!


Vai revirando o cara, até comçar a pegar uma corzinha, esfregue ele no fundo da frigideira pra ficar com aquela cor bacana, depois é só jogar em cima do feijão com arroz e mandar bronca!


Vai por mim, fica bom mesmo!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

tchã nã nã nã!!! STROGONOFF!


Este será o prato pra quando vier visita!


vamos tentar um de frango, nem mais fácil nem mais dificil, mais comum, todo mundo gosta do cara!


Seguinte, vamos pegar dois daqueles peitos de frango desossado que vende no mercado, saca aqueles que ja vem desossado em um saquinho? Então, este mesmo, não precisa gastar muito tempo limpando e tal...coisa simples...


Pegue o cara e tire o que tiver de gordura, aquelas macinhas amareladas, e aquela gosma fedorenta que todo frango tem, tire raspando a faca pra lá e pra cá, pra lá e pra cá, até sair esta bagaça fedorenta!


Depois do cara limpo, corte em cubos de 2 centimetros aproximadamente, não será preciso uma régua rss, basta ir no olhometro mesmo, corte ao comprido e depois venha cortando os cubos...cuidado com os dedos, ninguem vai querer comer STROGONOFF com ponta de dedos...


Bom, tempere o cara com alho, aquele picadinho, pode colocar uma colher de sopa cheia, ponha um pouco de pimenta em pò ou melhor, pimenta do reino, é a mesma coisa...mas ponha só um pouco em, se não bába o trampo...e um pouco de sal, pode colocar umas três pitadas, não salgue muito por que a gente ainda vai usar um caldo knor e eles costumam ser bem salgados!


Então...misture tudo e deixe uns 15 minutos no tempero, se não der pra esperar e a fome estiver roendo o estomago mande tudo pra uma panela com azeite e deixe dorar o frango...o fogo deve ficar alto para que o frango não perca muito liquido, se ele perder muito liquido ele ficará meio duro e a gente não quer isto né...


...quando o cara estiver dourado e cheiroso vc colocará uma caxinha de creme de leite, despeje toda a caixinha sem dó, abaixe o fogo e coloque junto mostarda e ketchup a gosto, "a gosto" não é sair jogando esta parada até cagar tudo não! É só uma lambusada pra rolar um gostinho heim!...não vai zoar a parada!


Coloque também ervilha, se vc gostar é claro, milho, chapinhon (este eu não gosto, não tem gosto de nada, mas como tem gente que gosta...) e não se esquecer da azeitona e um cubo de caldo knor, pode ser qualquer sabor, carne, frango, é tudo igual, só não coloque nem de peixe ou aquele de frango caipira, é muito ruim este!


Agora é só misturar a bagaça e deixar uns dois minutos no fogo baixo.


Pronto!


Sirva com arroz e umas batatinhas daquela tipo palha, saca? Mas não vá comprar aquelas podronas não, elas não tem gosto de nada, gasta uns centavos a mais e compre uma que preste!


Espero que tenha dado tudo certo!


Fui...

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Fritando Ovo



Bom, desde que fui morar sozinho que percebi a necessidade de ter que me virar na cozinha. Então, dentro destes 5 longos anos tive que que desenvolver uma técnica rápida e pratica para não morrer de fome. Calma, não é nada demais, apenas coisas simples como fritar um ovo sem que ele agarre no fundo da frigifeira, fazer arroz sem que ele vire aquele grude, cozinhar o feijão e deixa-lo com cara de “feijão de verdade”…bom, tudo isto resolvi escrever neste blog (que ainda estou aprendendo a dominar, diga-se de passagem…) regado a uma boa conversa, por que para quem mora sozinho, comer não é o todo, pois é preciso alguem para um bom papo. Conversar sozinho não é algo muito saudável, então é por isto que estamos aqui…fazendo um rango e trocando uma idéia.
“FRITANDO OVO”
…Demorei um tempo para descobrir a técnica correta para não deixar este danado se agarrar mortalmente no fundo da frigideira! E olha que quando ele agarra temos que acabar comendo aquela coisa que não se parece em nada com um ovo frito!
Bom para começarmos, pegue o ovo, tanto faz se é amarelo ou branco, nunca senti diferença no gosto mesmo, e bata de leve na casca com uma colher. Bata bem no meio do ovo e não no bico. Mas não se esqueça de ter esperando uma frigideira com bastante óleo “quente”.
Deixe o fogo baixo, mas espere o óleo esquentar mesmo, você pode despejar o ovo dentro de um copo antes de colocar na fRIgideira, assim, caso ele esteja podre, você não terá o desprazer de sentir aquele maravilhoso cheiro de ovo podre frito…isto me faz lembrar de um acontecido…
…quando eu era criança assisti em um programa de tv, destes que ensina a fazer comida tipo Ana maria Braga, que para deixar a batata frita bem crocante, bastava uma tampinha de alcool. Eu adorava batata frita, mas a minha sempre ficava feiosa e molenga, nunca consegui obter um resultado ao menos próximo as do Mcdonald´s,oque era muito triste pra mim…bom, então esquentei bastante óleo, coloquei as batatas devidamente cortadas dentro e, como que portando o grande segredo da batata linda e crocante, lancei a tanpinha de alcool dentro da panela.
Bom, não é preciso dizer a danada cuspiu fogo como um dragão irritado. Meus cabelos queimaram, minhas sobrancelhas sumiram e as batatas se foram…
depois de um tempo, enquanto meus cabelos cresciam de novo e minhas sobrancelhas voltavam a aparecer é que percebi que não era bom criança ficar brincando com este tipo de coisa, pois ficar sem cabelo tudo bem, mas ficar sem sobrancelhas não é algo dificil de ser percebido na escola.
…Como eu estava falando, espere o óleo esquentar e coloque cuidadosamente o ovo na frigideira, nada de alcool! Você pode, com uma colher, ficar colocando a gordura quente da frigideira por cima do ovo para que a gema fique mais consistente, isto se você não gostar de gema mole como eu! ECA…
quando perceber que o ovo ja está “dourado” por baixo, pegue uma escumadeira (aquela colher tipo uma espatula que serve pra fritar ovos) e vire o ovo para que frite a parte de cima tambèm.
Acho que é isto…não se esqueça de deixar o ovo escorrer o élo em papel toalha!
AH…PODE SER SERIVDO COM ARROZ E FEIJÃO, RENDE UM PRATO!
…E por falar de prato lembrei de uma coisa, a tampinha de alcool para a batata ficar crocante não era para ser colocada dentro do óleo quente, era para ser colocada dentro da água em que a batata deveria descansar por uns 2 minutos. Acho que não prestei muita atenção na apresentadora, mas também, o que uma criança de 9 anos fazia assistindo este tipo de programa? que coisa não?

Miojo...chega de a mesma coisa!


Então, o miojo é o alimento principal de quem mora sozinho! tudo se resume em miojo!

Você pode fazer miojo com molho, miojo ao alho e óleo, miojo boiando...

Vamos tentar o miojo ao alho e óleo que é molezinha e vai mudar a concepção que você tem do miojo...

Pegue duas embalagens de macarrão instantâneo, lembrando que não vale aqueles mais baratos do mercado...aqueles que você já sabe que são podrões, então, duas embalagens de miojo que preste, e com a água fervendo em uma panela coloque o macarrão, é importante que a água esteja dois dedos acima dos bichinhos, tá bom...certamente eles iram boiar, mas dá pra sacar os dois dedos de água pô...não complica!

Feito isto, espere por 2 minutos, mas como a intensidade do fogo varia de fogão para fogão, fique de olho, não deixe o macarrão ficar muito molenga, vá usando um garfo e percebendo um ponto interessante da massa, nem muito mole, nem muito duro, meia bomba...

...depois que a massa estiver no ponto, retire do fogo e coloque em um escorredor, lave com água fria e deixe o danado lá...

...pegue meia colher de alho, aquele alho que ja vem picadinho é a maior mão na roda, melhor que ficar amassando alho, o cheiro não sai nunca mais da mão, e a gente ainda fica cheirando os dedos toda hora, uma espécie de compulsão...coisa escrota esta!

Então...pegue este alho e deixe ele dourar em uma colher de óleo, pra dourar o alho tem que deixar ele no fogo junto com o óleo, parece obvio, mas é bom esclarecer né!

Deixe em fogo baixo que o alho pula pra cacete, e queima também, é meio rebelde o safado! Quando o alho estiver dourando, pegue o temperinho do miojo e com o fogo baixo agora, misture com o alho frito, misture mesmo pra não ficar umas pelotas do tempero...

...depois de devidamente misturado, lave o macarrão com água fria pra ele desgrudar, este é um grande macete, tem que meter água fria nele pra ele soltar um do outro, depois escorra de novo, feito isto jogue o macarrão na panela com o alho e o tempero e misture de vagar, misture com um garfo pra não esgalhofar o macarrão todo.

acho que está pronto!

Uma colherzinha de azeite por cima é legal, isto se tiver azeite na sua casa, se não tiver o azeite, vai ter que comer assim mesmo!

Um abraço e bon apetit!

ovo cozido de botequim



Bom, ja falamos de ovo frito, mas o ovo cozido tb é muito saboroso e fácil de fazer...vamos tentar juntos fazer um ovo cozido de forma que ele não fique molenga e nem quebre a casca durante o cozimento, pois ele acaba ficando todo esbagaçado....


...Pegue o ovo e ponha em uma leiteira, não coloque muita água, apenas o suficiente para cobrir o danado, jogue meia colher de sal, não jogar a colher e sim o sal da colher, o sal serve para não deixar a casca quebrar...


deixe o menino ferver durante 10 minutos em fogo alto. Passado este tempo retire a leiteira do fogo e encha de água fria e aguarde uns dois minutos até o ovo esfriar. Para descascar também existe um segredo, descasque em baixo da bica com água corrente, se não você vai queimar o dedo e ainda vai esbagaçar o ovo todo...

...coloque uma pitada de sal...


obs: para que o ovo tenha o colorido dos ovos de botequim basta acrescentar meia beterraba quando ele estiver fervendo...

...hummmm...que ovo de botequim gostoso!

Como fazer batatas fritas iguais ao do mcdonalds!


Como fazer batatas fritas iguais ao do mcdonalds!


Descasque as batatas, corte em palitos e deixe de molho na água. Leve uma panela com água no fogo e deixe ferver.


Coloque aos poucos a batata de cada vez e ferva por 3 minutos. Retire-as e coloque-as na água fria, para parar o processo de cozimento (por 3 minutos).

Retire as batatas da água e enxugue-as uma a uma. Congele em aberto. Depois de congeladas, coloque-as em sacos próprios para congelamento, bem fechados, e volte ao congelador.

Frite as batatas ainda congeladas, em óleo bem quente.

Pronto! Estão prontas as suas Mc Fritas! (nada de alcool)