terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Fritando Ovo



Bom, desde que fui morar sozinho que percebi a necessidade de ter que me virar na cozinha. Então, dentro destes 5 longos anos tive que que desenvolver uma técnica rápida e pratica para não morrer de fome. Calma, não é nada demais, apenas coisas simples como fritar um ovo sem que ele agarre no fundo da frigifeira, fazer arroz sem que ele vire aquele grude, cozinhar o feijão e deixa-lo com cara de “feijão de verdade”…bom, tudo isto resolvi escrever neste blog (que ainda estou aprendendo a dominar, diga-se de passagem…) regado a uma boa conversa, por que para quem mora sozinho, comer não é o todo, pois é preciso alguem para um bom papo. Conversar sozinho não é algo muito saudável, então é por isto que estamos aqui…fazendo um rango e trocando uma idéia.
“FRITANDO OVO”
…Demorei um tempo para descobrir a técnica correta para não deixar este danado se agarrar mortalmente no fundo da frigideira! E olha que quando ele agarra temos que acabar comendo aquela coisa que não se parece em nada com um ovo frito!
Bom para começarmos, pegue o ovo, tanto faz se é amarelo ou branco, nunca senti diferença no gosto mesmo, e bata de leve na casca com uma colher. Bata bem no meio do ovo e não no bico. Mas não se esqueça de ter esperando uma frigideira com bastante óleo “quente”.
Deixe o fogo baixo, mas espere o óleo esquentar mesmo, você pode despejar o ovo dentro de um copo antes de colocar na fRIgideira, assim, caso ele esteja podre, você não terá o desprazer de sentir aquele maravilhoso cheiro de ovo podre frito…isto me faz lembrar de um acontecido…
…quando eu era criança assisti em um programa de tv, destes que ensina a fazer comida tipo Ana maria Braga, que para deixar a batata frita bem crocante, bastava uma tampinha de alcool. Eu adorava batata frita, mas a minha sempre ficava feiosa e molenga, nunca consegui obter um resultado ao menos próximo as do Mcdonald´s,oque era muito triste pra mim…bom, então esquentei bastante óleo, coloquei as batatas devidamente cortadas dentro e, como que portando o grande segredo da batata linda e crocante, lancei a tanpinha de alcool dentro da panela.
Bom, não é preciso dizer a danada cuspiu fogo como um dragão irritado. Meus cabelos queimaram, minhas sobrancelhas sumiram e as batatas se foram…
depois de um tempo, enquanto meus cabelos cresciam de novo e minhas sobrancelhas voltavam a aparecer é que percebi que não era bom criança ficar brincando com este tipo de coisa, pois ficar sem cabelo tudo bem, mas ficar sem sobrancelhas não é algo dificil de ser percebido na escola.
…Como eu estava falando, espere o óleo esquentar e coloque cuidadosamente o ovo na frigideira, nada de alcool! Você pode, com uma colher, ficar colocando a gordura quente da frigideira por cima do ovo para que a gema fique mais consistente, isto se você não gostar de gema mole como eu! ECA…
quando perceber que o ovo ja está “dourado” por baixo, pegue uma escumadeira (aquela colher tipo uma espatula que serve pra fritar ovos) e vire o ovo para que frite a parte de cima tambèm.
Acho que é isto…não se esqueça de deixar o ovo escorrer o élo em papel toalha!
AH…PODE SER SERIVDO COM ARROZ E FEIJÃO, RENDE UM PRATO!
…E por falar de prato lembrei de uma coisa, a tampinha de alcool para a batata ficar crocante não era para ser colocada dentro do óleo quente, era para ser colocada dentro da água em que a batata deveria descansar por uns 2 minutos. Acho que não prestei muita atenção na apresentadora, mas também, o que uma criança de 9 anos fazia assistindo este tipo de programa? que coisa não?

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Nossa...rsrs
    me lembrei de quando miha mãe me deixou sózinho em casa...
    Eu estava com fome e não sabia o que fazer...
    Mas quando eu abri a geladeira,a esperança reinou...
    Eu pude fritar um belo ovo de galinha que estava suculento e saboroso...
    E até hoje eu venho tentando me aperfeiçoar nas diversas técnicas de como fazer um belo ovo frito...
    Procurei na Estácio, um curso de férias de gastronomia e eles me disseram que o segredo principal está nas origens do ovo..
    No cuidado da galinha...
    E hoje eu sonho em ter uma criação de galinhas para poder fazer ovos fritos...
    Um abraço Zenona por trazer essa bela receita para todos os fãs de "Ovo Frito"

    Vinícius Ferreira!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, muito legais as dicas! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. obrigado pelos posts gente, assim a gnete encontra motivação para continuar com o trabalho.

    ResponderExcluir
  5. bacana vinicius, estes cursos são legais, mas a melhor experiencia é aquela que aprendemos com a mamãe, não perca esta oportunidade!

    ResponderExcluir
  6. aê, já tive a oportunidade de comer as loucuras desse cara aí...rssrsr...se liguem nos lances pois o cara é bom, bom "piloto de panela" !!!

    ResponderExcluir
  7. Grande thiago...saudade daquele tempo heim cara!

    Não era o rango que era bom, vc é quem come de tudo rsss

    ResponderExcluir
  8. Eu tô aprendendo, vou usar essas dicas da próxima vez!

    ResponderExcluir